O que é o Rover Ibérico

Desafia-te!

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) e o Movimento Scout Católico (MSC), numa parceria conjunta, organizam o Rover Ibérico 2015 que terá a sua fase presencial de 04 a 09 de agosto de 2015.
Nesta 3ª edição, desafiam-se os Caminheiros/Companheiros (Rovers) a viver uma caminhada anual que se inicia com uma fase local e um Projeto de Serviço em Tribo a ser implementado nas suas comunidades locais. Depois, entre 04 e 09 de agosto decorrerá a fase presencial. Nos primeiros três dias será desenvolvida através dos Desafios - atividades de escolha individual e de exigência elevada para os participantes em diversas áreas, culminado em três dias de partilha e celebração no campo base do Rover, em Guimarães.

Quando e Onde?

Data
04 a 09 de agosto de 2015
Local
Início no Porto e término em Guimarães
Destinatários
Caminheiros, Companheiros e Dirigentes investidos, Portugueses e Espanhóis

Principais momentos do Rover Ibérico

O Rover Ibérico 2015 vai-se desenrolar em três grandes momentos principais.

1. Realiza um Projeto de Serviço com a tua tribo

A primeira fase de participação no Rover Ibérico consiste na realização de um projeto de serviço pela tua tribo. O projeto deve ser concretizado na tua comunidade local até 30 de abril de 2015. No ato da inscrição terás de nos enviar a informação sobre projeto de serviço que a tua tribo pretende fazer. Apenas os projetos selecionados podem participar no Rover.

2. Vive um Desafio à tua escolha

Cerca de 50 Desafios, escolhidos individualmente de acordo com a classificação do projeto de serviço, distribuídos por vários locais do norte de Portugal e, eventualmente, Espanha nas regiões fronteiriças. Estes desafios terão a duração de três de dias e serão momentos de superação individual, vividos em pequenos grupos, de 04 a 07 de agosto de 2015;

3. Festeja no Rover Ibérico 2015!

A última fase do Rover Ibérico 2015 será vivida em festa. Após viveres o teu desafio de três dias, está na hora de te juntares com os restantes Rovers portuguêses e espanhois entre os dias 07 e 09 de agosto de 2015. Será o recompensar de todo o esforço que depositaste nesta atividade e no serviço que prestaste.

Calendário

Após te inscreveres no Rover Ibérico 2015, irá decorrer durante todo o ano uma série de etapas e tarefas que será necessário cumprires.
A linha do tempo seguinte explica-te o que será necessário fazer em cada uma das etapas.

Fase de inscrições no Rover Ibérico 2015


De 15 outubro a 30 novembro de 2014

Entre 15 de outubro de 30 de novembro de 2014, terás de fazer a tua inscrição por tribo no site do Rover Ibérico, através da submissão de um projeto de serviço a ser implementado localmente.


Aprovação dos Projetos de Serviço


De 1 a 31 dezembro de 2014

Durante o mês de dezembro, os melhores projetos de cada associação serão selecionados pela Equipa do Rover Ibérico para serem concretizados.
Apenas os projetos selecionados vão ter direito a participar no Rover Ibérico 2015.


Execução do Projeto de Serviço


De 1 janeiro a 30 abril de 2015

Neste periodo de tempo, juntamente com a tua tribo, terás de implementar localmente o serviço a que se propuseram. Após a concretização do vosso projeto, terão de submeter o relatório de projeto na vossa conta pessoal no site do Rover Ibérico.


Votação nos Projetos de Serviço e escolha dos desafios


De 1 a 31 maio de 2015

Durante todo o mês de maio de 2015, todos os participantes terão de votar individualmente nas melhores Atividades de Serviço.
Ao votarem, vão poder escolher o Desafio que pretendem viver na fase presencial do Rover, ordenando as suas preferências.
Neste mesmo período de tempo serão realizados os Encontros Regionais, de participação obrigatória, onde serão votados individualmente os melhores projetos de cada região.


Divulgação do resultado da votação nas atividades de serviço


De 1 a 7 junho de 2015

Até 07 de junho de 2015 será publicada a ordenação das Atividades de Serviço, resultante das votações cabendo 30% à Equipa do Rover Ibérico (15% para o Projeto e 15% para o Relatório); 65% aos Participantes (45% para a votação no site da atividade e 20% da votação nos Encontros Regionais) e 5% para votação online do público geral.


Divulgação da lista de participantes por desafio


De 7 a 15 junho

Até 15 de junho de 2015 será apresentada a lista dos participantes por Desafios, distribuídos de acordo as preferências indicadas e ordenação das Atividades de Serviço.


Onde vai decorrer

O Rover Ibérico 2015 é uma atividade que se vai desenrolar em regime volante.
Sendo em regime volante, significa que a mesma não terá um local fixo para decorrer.

O check-in vai iniciar-se no Porto, e a partir daí os participantes vão-se deslocar para diversos locais, dependendo do sitío onde vão ser feitos os seus desafios.
Os desafios vão ser distribuídos por vários locais do norte de Portugal e nas regiões fronteiriças de Espanha.

Ao fim de completarem os 3 dias de desafio, todos os participantes vão reunir-se em Guimarães, no Penha - Centro Escutista de Guimarães (PCEG) localizado na montanha da Penha.

Visitar o site do Penha - Centro Escutista de Guimarães