Vem e aVynha-te

Quinta-feira, 06 de Agosto de 2015

Conhecer a cultura vinhateira do Douro, desde a produção até à prova final do “Néctar Divino” é o objetivo do desafio “Vem e aVYnha-te” que se desenrolará nos próximos dias com a participação de 18 caminheiros de Portugal e Espanha apoiados por cinco dirigentes do CNE e dois do Movimiento Scout Católico (MSC).

A primeira paragem em Meda, seguiu-se à abertura da atividade na cidade do Porto. Para animar a viagem nada melhor do que um “Cocas” – como é conhecido o “Quanto Queres?” no norte do país -, para todos se ficarem a conhecer melhor. Colocadas as questões: “Quais são as tuas expectativas?”; “Qual o significado do teu boneco da LEGO?” e “Como te descreves numa palavra?” e chegados ao parque de campismo de Meda os participantes realizaram uma dinâmica que transformou cada um deles numa peça de lego para que pudessem, em sentido figurado e em tribo, fazer uma construção de LEGO humana, dando lugar a uma troca de lenços entre os participantes, representando o bocadinho que cada um dá de si aos outros.

As expectativas dos participantes estão elevadas, principalmente no que diz respeito ao intercâmbio ibérico. “Espero passar uma boa semana e ter a oportunidade de criar ligações e laços com todos os participantes. Quero viver ao máximo esta semana e apreender com as experiências partilhadas pelos rutas do MSC”, afirmou Renata Pereira, do Agr. 309 Ceira.

Nos próximos dias os caminheiros/rutas terão oportunidade de deixar a sua marca na “Região Demarcada do Douro”, aquela que é a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, lidando de perto com a produção vinícola da região, fazendo História no Património Arqueológico do Vale do Douro.