Condições de Participação

Destinatários

Poderão participar no Rover Ibérico 2015 todos os Caminheiros e Companheiros investidos e com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos de idade.
O Rover Ibérico 2015 está também aberto a todos os Dirigentes no ativo do Corpo Nacional de Escutas.
Todos os participantes no Rover Ibérico têm obrigatoriamente de estar inscritos no SIIE (Sistema Integrado de Informação Escutista), com o respetivo prémio de seguro pago e a ficha de saúde em dia até ao momento das inscrições definitivas, podendo posteriormente ser atualizada, em caso de necessidade médica.

Inscrição

As Inscrições para o Rover Ibérico 2015 estarão abertas de 15 de outubro a 30 de novembro de 2014, através do preenchimento dos formulários respetivos e submissão do Projeto de Serviço no site da atividade.

A inscrição é feita por tribo que terá de ter entre 5 a 8 elementos. Durante a atividade, os dirigentes não vão acompanhar as tribos, contudo devem inscrever-se conjuntamente com a sua tribo. É obrigatório 1 dirigente até 2 tribos ou 2 dirigentes para 3 ou mais tribos.

Caso os agrupamentos não consigam formar uma tribo, as tribos podem ser constituídas por Caminheiros/Companheiros de vários Agrupamentos.

Projeto de Serviço

A participação na fase presencial do Rover Ibérico pressupõe que a tua tribo realize um Projeto de Serviço na tua comunidade local. No ato da inscrição será necessário enviar toda a informação sobre o projeto que se propõem fazer. Durante o mês de dezembro a Equipa do Rover Ibérico vai selecionar os melhores projetos. Apenas os selecionados vão poder participar no Rover Ibérico 2015.

Após a aprovação do vosso projeto, terão entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2015 para o concretizar e para submeter o relatório.

O Relatório de Serviço deverá retratar, com qualidade, como se desenvolveu a Atividade de Serviço e ser fiel ao Projeto submetido, sob a pena da não participação na fase presencial do Rover Ibérico.

Formas de Participar no Rover

É possivel participares neste Rover Ibérico 2015 de 2 formas diferentes.

Caminheiros e Companheiros

Inscrição em tribo para participar no Rover Ibérico 2015

Todos os Caminheiros e Companheiros que escolham participar no Rover Ibérico 2015 em tribo, terão de se inscrever no site do Rover Ibérico e propor um Projeto de Serviço a realizar.
Esta inscrição terá um custo de 80 Euros por participante, ficando os participantes habilitados a participar na fase local (projeto de serviço) e na fase presencial (Desafio e Festa Rover);


Propor-se a preparar e organizar um Desafio

Os Caminheiros e Companheiros que não se queiram inscrever no Rover Ibérico 2015 ou que tenham ficado de fora do Rover porque os seus projetos não foram aprovados, podem propor-se a preparar e organizar um desafio para os participantes do Rover.
Os desafios são atividades de 3 dias que cada participante do Rover vai poder escolher para depois realizar de 4 a 7 de agosto.
Estes desafios podem ser propostos e organizados por grupos a nível local, regional ou nacional e devem seguir as normas e orientações da Equipa Projeto.

Dirigentes

Inscrição em conjunto com a tribo

Os dirigentes que pretendam participar no Rover Ibérico 2015 devem inscrever-se em conjunto com a tribo. Este será responsável pela sua tribo, e deverá participar de forma igual no Projeto de Serviço.
Contudo, na fase presencial do Rover, todos os dirigentes inscritos vão prestar apoio às actividades (apoios aos Desafios e Festa do Rover).
Esta opção terá um custo de fixo por dirigente. É obrigatório 1 dirigente até 2 tribos ou 2 dirigentes para 3 ou mais tribos.


Propor-se a preparar e organizar um Desafio

Os desafios são atividades de 3 dias que cada participante do Rover vai escolher para realizar de 4 a 7 de agosto.
Caso os dirigentes não acompanhem nenhuma tribo, podem propor-se a preparar e organizar um desafio para os participantes do Rover.
Os desafios podem ser propostos por grupos a nível local, regional ou nacional e devem seguir as normas e orientações da Equipa Projeto.

Desafios e Votação

Durante todo o mês de maio de 2015, todos os participantes vão ter de votar individualmente nos melhores Projetos de Serviço.
Ao realizarem o seu voto, vão ter a possibilidade de escolherem o Desafio que pretendem viver na fase presencial, ordenando os desafios disponíveis de acordo com a sua preferência.

Neste mesmo período de tempo serão realizados os Encontros Regionais, de participação obrigatória, onde serão votados os melhores projetos de cada região.
O resultado das votações será divulgado até ao dia 7 de junho de 2015.

Finalmente, até ao dia 15 de junho de 2015 será apresentada a lista dos participantes por desafio, distribuídos de acordo as preferências que cada um indicou e ordenado de acordo com o resultado das votações nos Projetos de Serviço.

Critérios de Votação

Equipa do Rover Ibérico
O seu voto vale 30% (15% para o Projeto e 15% para o Relatório);

Participantes
O seu voto vale 65% (45% para a votação no site e 20% da votação nos Encontros Regionais);

Público geral
O voto vale 5% para votação online.